25 agosto 2008

Encontro com o Silêncio!


Será que temos sempre mais medo do silêncio quanto mais pensamos na sua necessidade? E sabemos que o silêncio é a condição fundamental da vida interior?

É tão fácil dizer que é importante parar, nem que fosse quinze minutos por dia... que respondendo a um impulso interior resolvi recolher-me numa casa de silêncio para assim estar nos próximos 5 dias.

Porque sei que o silêncio é um espaço de encontro fundamental, dai talvez o desejo de que este momento seja intenso e possa mudar alguma coisa na minha vida. Porque o coração tem de estar preparado, tenho que saber que coisas devo pensar, que objectivos estabeleço para estes momentos. Isso deixa-me sozinho, ao sol e à chuva, dependente do que vier a acontecer. Sentir-me pequeno por ter a possibilidade de ser chamado a coisas tão grandes, talvez por não querer ter capacidade para elas!?Mas o desejo do deserto já é a certeza de que Alguém ali me espera. Ao encontrá-lo, não poderei fazer muito mais que ficar sentado e escutar....

E como diz o meu amigo Pedro Strech "Os silêncios são das maiores forças do crescimento psíquico. Representam tempos de pacificação, de resolução de conflitos, de reencontro, mas também são espaços de abertura, portas abertas à comunicação e ao preenchimento do que existe à nossa volta. Surpreendem. Marcam. Fazem adormecer, tanto quanto fazem sonhar."

É por tudo isso que vou estar em Silêncio!

Sem comentários: