06 julho 2008

A Desilusão de ser usado....!


É bem possível dizer a verdade e não ser verdadeiro ou não ter uma relação verdadeira. E isto acontece mais do que se pensa. Quando não atendo à condição do outro, à sua sensibilidade, linguagem, etc., posso dizer tudo certo e o outro ficar mais longe e mais desconfiado, e a relação não ser humana e verdadeira. A verdade humana é ser construtivo na relação. Da verdade lógica também os computadores são capazes.
A verdade de hoje foi constatar como é triste quando nos apercebemos que o amigo pelo qual seriamos capazes de dar a nossa vida afinal de um dia para outro não se importa mais conosco, não sofre por estar longe de nós, não lamenta tudo ter acontecido assim. E confessa que até poderá ter usado da nossa amizade para resolver algo que lhe vinha a perturbar algum tempo.
"A felicidade vem do compromisso. Alguns pensam que não, que uma pessoa mais solta, sem ligações nem obrigações, é mais feliz! Será? Ela faz o que lhe apetece e não o que quer. Fica escrava das ondas, das emoções, vai para onde puxa o que 'está a dar' e não para onde quer e deve. Estar solto não é o mesmo que ser livre. E comprometer-se livra-nos da escravidão das fantasias e dos apetites" (P. Vasco Pinto de Magalhães).

Sem comentários: