31 julho 2008

Fim de Tarde!

As duas caras! Há pessoas que conseguem tê-las....


Boas Férias...!


Felizmente começa amanhã a minha "época balnear". Mas vou tentar vir colocar um post uma vez ou outra (maravilhas do uso à distância da tecnologia).
Estás férias vou ficar sem fazer nada de especial, mas vou apostar em ouvir-me a mim próprio, a relembrar as minhas origens e os ensinamentos que recebi. É o mesmo que dizer que vou fazer uma "reunião" com os já ausentes também, que foram e são importantes na minha vida.
E já agora, por que não?Vou tentar pôr em ordem os meus próprios objectivos de vida!
Depois... acho que vou passear como toda a gente, principalmente com os meus filhos!

E porque férias são um direito sagrado dos trabalhadores conquistado a duras penas, eu desejo a todos que elas corram bem. CURTAM AS FÈRIAS, não as ENCURTEM!

30 julho 2008

Fim de Tarde...!

Marcus Miller - Moonlight Sonata (Live)

O Valor da Amizade!

Hoje vou escrever sempre na primeira pessoa, pois acho que deve ser assim…!
Desde quando uma opção, poderá terminar com uma amizade? Desde quando uma mudança, uma desigualdade, poderá terminar com uma amizade verdadeira? Desde quando é que uma amizade mente sobre a vida do outro? Desde quando é que uma amizade joga com os sentimentos do outro? É sinónimo de que para eles nunca houve verdadeira amizade.
Amigos, com A grande tenho muito poucos. E recentemente, ainda com menos fiquei. Tudo porque à minha volta estavam pessoas que eu cheguei a pensar que seriam minhas amigas, mas no fundo não o eram. E a prova disso é que me esqueceram, afastaram-se, fingem que não me conhecem e de preferência até evitam falar comigo. Porquê? Porque eu ousei mudar. Porque eu tive a coragem de seguir a Verdade e a minha Consciência. Porque achei que era tempo de parar de me enganar e de fingir que estava tudo bem.E o que fazem? Mantendo a mentira, o esquema e o medo ignoram-me, deixam de me falar, mentem sobre a minha vida... mas a minha passagem pela vida deles, nunca poderão eliminar. E sei que para muitos deles toquei-lhes profundamente.Amigos tenho poucos mas são pessoas que me tratam por um nome diferente, de forma diferente e com algo diferente.Tenho amigos que posso estar 1 ano sem os ver, mas quando nos abraçamos, o sentimento é reavivado, o poder da união é fortalecido - a amizade torna-se cada vez mais inquebrável, faltam poucos dias para estar com alguns desses amigos. É uma lista quase impenetrável e muito selecta. Mas a verdade é que já saíram mais pessoas de lá, do que as que entraram.Conhecidos, tenho às centenas. Uns melhores que outros, mas é uma lista muito orgânica e muito móvel, que está sempre em actualização.Isto é a verdade... e hoje não houve silêncio!

29 julho 2008

O Som do Silêncio...!


Há momentos na vida em que nos deveriamos calar e deixar que o silêncio falasse ao coração, pois há sentimentos que a linguagem não expressa e há emoções que as palavras não sabem traduzir. Há silêncios de tolerância que são fruto da amizade, que não significam necessariamente que sejam maléficos, mas antes o dar espaço e tranquilidade, reflexão e harmonia, para que o outro possa fazer o seu caminho. O silêncio é sempre uma experiência interior profunda que nos dá a possibilidade de nos enfrentarmos connosco próprios, e isso é muito benéfico porque o mais dificil na vida é não fugir daquilo que somos e tal como somos.

28 julho 2008

Fim de Tarde!

Oscar Peterson - there will never be another you

A Ousadia...!



A ousadia é, depois da prudência, uma condição especial da nossa felicidade.
(A. Schopenhauer)

27 julho 2008

Fim de Tarde....!

Marcus Miller Band - 'Rehab' - North Sea Jazz 2007

Mapas e Lugares....!

Pensar é juntar e acertar o que trazemos dentro e quanto nos rodeia ou por nós passa. É ir construindo mapas de nós e do mundo, conscientes de que do mapa ao lugar se desenham muitas linhas, mas sempre na distância entre a representação e o representado, o sonhado e o vivido. Progredimos nesta aventura não de certeza em certeza, mas por aprofundamento e rasura, por tentativas. Porque tentar, é já acreditar...
A história mostra que sempre existiu um certo cepticismo e que as pessoas têm o hábito de colocar tudo em causa. De facto, precisamos de provas, de sinais e comprovações. Mas muitas questões humanas comprovam-se mais pelos efeitos do que pelas causas. Se há efeitos, não pode deixar de haver causas. E essas existem, não são uma mera hipótese!

26 julho 2008

Fim de tarde....!

I DIDN'T KNOW I WAS LOOKING FOR LOVE

Alguém....!


Conhecer alguém aqui e ali que pensa e sente como nós, e que embora distante, está perto em espírito, eis o que faz da Terra um jardim habitado.
(Goethe)

25 julho 2008

Fim de Tarde....!

Amizade.... Uma Ponte!


A amizade torna os fardos mais leves, porque os divide pelo meio.A amizade intensifica as alegrias, elevando-as ao quadrado na matemática do coração. A amizade esvazia o sofrimento, porque a simples lembrança do amigo é alívio. A amizade ameniza as tarefas difíceis, porque a gente não as realiza sozinho. São dois cérebros e quatro braços agindo.A amizade diminui a distância. embora longe, o amigo é alguém perto de nós. A amizade coloca música e poesia na banalidade do quotidiano.A amizade é a doce canção da vida e a poesia da eternidade.O amigo é a outra metade da gente. O lado claro e melhor.Sempre que encontramos um amigo, encontramos um pouco mais de nós mesmos.O amigo revela, desvenda, conforta. É uma porta sempre aberta, em qualquer situação.O amigo na hora certa é o sol ao meio dia, estrela na escuridão. O amigo é a bússola e rota no oceano, porto seguro da tripulação.O amigo é o milagre do calor humano que DEUS opera num coração.
(Ivaldo de Amorim)

24 julho 2008

Fim de Tarde.....!

A partir de hoje ao fim da tarde colocarei um momento musical....


Saber...!


Qualquer um pode zangar-se, pois isso é muito simples. Mas zangar-se com a pessoa adequada, no grau exacto, no momento oportuno, com o propósito justo e de modo correcto, isso, não é tão fácil como isso.(Aristóteles - Ética a Nicómaco)

23 julho 2008

Sozinho....!


"Para mim, o maior dos suplícios seria estar sozinho no Paraíso." (Von Goethe)


22 julho 2008

O Desejo....!


"....Toda a tragédia humana está neste pequeno exemplo: aqueles com quem estamos nunca são aqueles em quem pensamos...." (Fernando Pessoa, in 'O Rio da Posse')

20 julho 2008

Pessoas II

E também há pessoas que, só por se cruzarem no nosso caminho na altura certa, fazem com que tudo fique mais claro em nós e à nossa volta. E depois fica-nos o desejo de voltar a vermo-nos.

Pessoas!



Não há assuntos pouco interessantes; apenas há pessoas pouco interessadas....

19 julho 2008

O Verdadeiro Silêncio....!



"Quais são os verdadeiros frutos do silêncio? São o autocontrolo, a verdadeira coragem, a paciência, a dignidade e a honra. O silêncio é a pedra angular do carácter." (Charles Eastman).


Mas para se conseguir alcançar o verdadeiro silêncio interior, que nos permite tomar as decisões mais importantes da nossa vida, precisamos que sempre que nos olharmos seja numa atitude profunda e de frente. Pressentimos qual deve ser o nosso caminho, pressentimos que deve ser feito com aquela pessoa, mas perdemos muito tempo a desligar-nos e a tirar de cima todas as cascas que nos enfiaram para fazermos parte do dia-a-dia que nos rodeia. Claro que deve haver um tempo de transição, da confusão de tudo o que se passa ao nosso lado, para o momento em que vamos recolher ao nosso espaço interior. Há um momento em que as coisas deixam de ser complicadas e ficamos satisfeitos com o que se possui pois é a maior e mais seguras das riquezas. Há um silêncio no qual o mundo não se consegue introduzir. Há uma paz antiga que trazes no coração e que nunca perdeste, não a deixes agora fugir....

RECORDAR.....!


TAL COMO OS SENTIMENTOS, AS EVIDÊNCIAS DEMONSTRAM-SE,
MAS NÃO SE PROCLAMAM....


17 julho 2008

QUAL ESCOLHO?

Não há dúvidas que uma das coisas mais cansativas na vida é não ser sincero, é simples manter um segredo, mas seria muito mais fácil se não tivesse segredos para manter. Para quem a vida é um permanente romance parece que é fácil sonhar todas as noites, mas a verdade o que é muito difícil é lutar pelos sonhos. Até lá vai-se fazendo "experiências".
A maior parte dos erros dos homens provém mais do facto de eles raciocinarem a partir de falsos princípios do que raciocinarem mal de acordo com os seus próprios princípios.

15 julho 2008

Estado de Dor.....!


O AMOR PODE MORRER NA VERDADE,
A AMIZADE NA MENTIRA.....

14 julho 2008

Discernimento.....!


Quando pensamos em Discernimento, é inevitável a idéia de que teremos que deixar para trás os excessos que temos, e precisaremos de rever o que devemos levar connosco, isto significa - CRESCER.
Mas para que isto ocorra precisamos saber que Crescer é assumir o risco de trocar aquilo que eu sou por aquilo que eu ainda posso ser. Ou seja, buscarmos sempre um caminho que nos leve à realização pessoal, que nos dê sentindo de SER, que nos faça aproximar da felicidade.
Agradeço Aquele que me tem dado forças, que me considera digno da sua confiança tomando-me para o Seu serviço em prol de um mundo melhor e mais verdadeiro.


12 julho 2008

A força das Letras....!

"Já alguma vez sentiram que tudo bate certo?
Não precisamos de nos preocupar com o futuro, nem com o passado.
Sentimo-nos em segurança e sabemos que estamos a dar o nosso melhor.
Há uma palavra que define essa sensação:
A-M-O-R.
É o que eu sinto pela minha família e pelos os meus amigos, no bairro onde vivo e onde aprendi a soletrar as palavras...." (Akeelah Anderson no filme Letra a Letra)

Obrigado a quem me sugeriu este filme....

Quem Só Pensa em Si....!

Um dos principais motivos de tensão é a pessoa dar mais atenção ao que se passa dentro dela, aos seus conflitos e pressões, do que àquilo que acontece fora. Só pensa nela, só vê o seu umbigo, e não mede com objectividade o que lhe é exterior. Não comunica, explode; não fala, desabafa e exige; não ouve, impõe e ataca. Quem só pensa em si, fica cego e culpa os outros. E descarrega neles a sua raiva sem qualquer medida ou respeito.
A tensão interior cria pressão e geralmente provoca uma expressão deficiente dos sentimentos.

10 julho 2008

Mudar a Vida.....!

Não há razão para termos medo das sombras. Apenas indicam que em algum lugar próximo brilha a luz....

Estado de Espírito...!

09 julho 2008

A Escola do Silêncio....!


"Diz-se que na Antiga Grécia existia uma Escola do Silêncio, com apenas cem membros que se reuniam para meditar.
Um dia chegou um estrangeiro e mostrou o seu interesse em fazer parte dessa escola. A resposta foi subtil: havia um copo cheio de água, deixaram cair uma gota e o líquido derramou-se. O estrangeiro chegou à conclusão que não havia lugar para ele e foi-se embora.
Após alguns minutos, regressou e perante a surpresa de todos, aproximou-se do copo cheio e em vez de deixar cair uma gota de agua, depositou delicadamente um pétala de rosa. Flutuou sem alterar o liquido.
O estrangeiro foi aceite na Escola.... "
(Hilda Basulto)
Esta pequena história faz-nos reflectir sobre a necessidade que muitas vezes temos de imaginar novos modos de intervir com vista alcançar os objectivos desejados. Isto tanto serve para a nossa vida particular como para um novo projecto. O importante é que saibamos o que queremos dar, criar as condições ou regras e depois deixar que a pessoa se aproxime.
Neste caso o estrangeiro procurava fazer parte daquele grupo que usufruia de um espaço de silêncio, queria fazer essa experiência, as regras eram claras mas ele teve que ser criativo e fiel ao desejo que tinha.
O desejo intenso cria não só as suas proprias oportunidades, mas também os seus próprios talentos...

06 julho 2008

Adeus.... até qualquer dia!


Com muita pena minha, chegou o dia do Adeus..... Até qualquer dia! Sei que só nos voltaremos a ver daqui algum tempo. Mas esse foi o caminho que se escolheu, fazer uma longa e distante caminhada.... Neste momento as palavras perdem o sentido, mas o meu sorriso, apoio e uma forte convicção interior, é o que te darei neste instante porque o verdadeiro motivo deste até logo, é que tu possas alcançar a realização de mais uma vitória na tua vida. Sem dúvida a mais decisiva, pois o nada não ilumina, não inspira, não aflige nem acalma, apenas amplia o vazio que cada um traz dentro de si. Para mim ainda pior que a convicção do não e a incerteza do talvez é a desilusão de um quase. É o quase que me incomoda, que me entristece, trazendo tudo que poderia ter sido e não foi.Fecharei os meus olhos para não ver algumas das coisas que vais fazer na tua caminhada...E a minha boca para não dizer coisas que neste momento não devo afirmar...

A Desilusão de ser usado....!


É bem possível dizer a verdade e não ser verdadeiro ou não ter uma relação verdadeira. E isto acontece mais do que se pensa. Quando não atendo à condição do outro, à sua sensibilidade, linguagem, etc., posso dizer tudo certo e o outro ficar mais longe e mais desconfiado, e a relação não ser humana e verdadeira. A verdade humana é ser construtivo na relação. Da verdade lógica também os computadores são capazes.
A verdade de hoje foi constatar como é triste quando nos apercebemos que o amigo pelo qual seriamos capazes de dar a nossa vida afinal de um dia para outro não se importa mais conosco, não sofre por estar longe de nós, não lamenta tudo ter acontecido assim. E confessa que até poderá ter usado da nossa amizade para resolver algo que lhe vinha a perturbar algum tempo.
"A felicidade vem do compromisso. Alguns pensam que não, que uma pessoa mais solta, sem ligações nem obrigações, é mais feliz! Será? Ela faz o que lhe apetece e não o que quer. Fica escrava das ondas, das emoções, vai para onde puxa o que 'está a dar' e não para onde quer e deve. Estar solto não é o mesmo que ser livre. E comprometer-se livra-nos da escravidão das fantasias e dos apetites" (P. Vasco Pinto de Magalhães).

05 julho 2008

Discernimento... Para escolher a felicidade!


Primeiro pára, senta-te e pensa o que pretendes de bem.
Depois, pondera, não as hipóteses teóricas, mas as possibilidades reais.
Então, entre duas realidades, podes escolher a melhor. Aquela que no futuro te encherá a vida e te dará aquilo que mais precisas para te realizares como pessoa.
Discernir não é descobrir a única hipótese boa, é decidir, entre coisas boas, qual é a melhor, a mais construtiva para ti e para os outros.
Se é fácil ou difícil, isso não conta.

(P. Vasco Pinto Magalhães)

03 julho 2008

"...Não é triste mudar de ideias; triste é não ter ideias para mudar..."


Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre Amor e Amizade,
ele disse-me esta verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor dá-nos asas,
a Amizade o chão.
No Amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o Amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a Amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
e uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

(William Shakespeare)

02 julho 2008

Fava com chouriço.... no Montijo!




Quando menos esperava, eis que surge um convite para ir ver o José Cid ao Montijo. Obrigado para quem me fez o convite,pois foi uma noite fantástica, divertida e com boa companhia. A vida é feita destes pequenos pormenores: como dançar descalça na relva molhada!