12 novembro 2008

A Turma....!


Em boa hora uma amiga tomou a iniciativa e desafiou um grupo de colegas para que fossemos ver o filme "A Turma", que ganhou o prestigiado prémio da Palma de Ouro de Cannes deste ano.

É um filme que emociona, que relata a vida de uma turma, racialmente mista numa conflituosa escola de Paris, através da história dos seus jovens protagonistas e do professor de Lingua Francesa, que é ao mesmo tempo o director de turma.

Sem sair uma única vez dos limites espaciais da escola, na sua maioria recorrendo aos grandes planos das personagens, onde existe uma constante alternância entre uma imagem do professor com a de um aluno ou pormenor da sala. É um filme quase documental, mostrando o dia-a-dia daquilo que sucede numa classe de aula, mas permitindo um enorme leque de improvisação aos seus actores, que suponho que na sua maioria sejam novatos, e que quase se interpretam a eles mesmos.

O Professor Francois não evita os constantes e estimulantes confrontos verbais, como se a língua estivesse em jogo e onde aprendizagem dos valores da democracia pode implicar verdadeiros riscos, pois existe um choque constante de culturas e atitudes, e onde a ética do professor fica em jogo quando os rebeldes e descarados alunos começam a desafiar os seus extravagantes e directos métodos de ensino.

Este filme vem mais uma vez provar que os jovens têm mais necessidades de modelos do que de críticas.


Sem comentários: