23 junho 2008

Sossego.... Aquilo que mais quero!

"O que eu mais queria neste mundo era sossegar. É um verbo que é preciso redimir. Sossegar não é descansar, nem traz felicidade nem se assemelha senão superficialmente à paz ou à tranquilidade.Não quero acalmar-me, ou serenar, ou assentar. O sossego é um estado de bonança (...)Sossegar não é descansar – não é uma consequência do cansaço. (...) Só os outros nos podem sossegar. Só no meio da vida, em plena acção, se pode, vale a pena, estar sossegado. O “eu” interior é uma algazarra de desasossego. Para mais, árida e desinteressante. Nunca encontrei o sossego nos outros – foram sempre os outros que me sossegaram. Não há no mundo paisagem como o rosto da pessoa amada, sobretudo quando está agitado, a rir-se ou a zangar-se, desprevenido, apanhado nos olhos como se estivesse dentro deles já. Sentir essa mistura de perdição e de proximidade é verdadeiramente sossegar. Não são as mentiras, por muito boas, que sossegam. Só a verdade! Quando se está sossegado aguenta-se tudo. A tristeza torna-se pequena. O mundo reduz-se à dimensão que tem. O desasossego em que vivemos deve-se, pelo menos em parte, à nossa imcompreensão do que é, na pura verdade, sossegar e à cobardia e ausência de vontade de tentar alcançá-la, entregando-nos nas mãos de quem nos pode ajudar.
Que ao menos seja esta a causa do nosso desasossego, porque tudo o mais que queremos ou pensamos querer (a felicidade, a realização, o prazer, a tranquilidade) ao pé do puro sossego não é possível – e, se calhar, nem sequer é verdade."
(texto Miguel Esteves Cardoso)

Muita gente tem medo da felicidade.Para essas pessoas, ser feliz implica mudar uma série de hábitos e perder a sua própria identidade.Muitas vezes julgamo-nos indignos das coisas boas que acontecem connosco.Não aceitamos porque aceitá-las dá-nos a sensação de que ficamos a dever alguma coisa à vida! E pensamos que é melhor não provar a alegria porque, quando esta nos faltar iremos sofrer muito.Por medo de diminuir, deixamos de crescer.Por medo de chorar, deixamos de rir.....

Sem comentários: