26 abril 2009
25 abril 2009
24 abril 2009
21 abril 2009
Dar...!
Ninguém dá o que não tem, é claro! Mas também é verdade que só tem quem dá. Quanto mais dou de mim, mais recebo! São planos diferentes, é certo. Quando dou coisas materiais, perco-as. Quando comunico os bens espirituais e culturais, eles crescem. Assim, se dou o meu saber, fico mais sábio. Mas quem se fecha com medo de perder, até o que tem lhe apodrece nas mãos.
(Vasco Pinto Magalhães,sj)
18 abril 2009
Integrar...!
Precisamos de ajuda para fazer uma leitura positiva de quem somos e da nossa história. É o que significa integrar, é a aceitação pessoal, o tirar partido de tudo quanto tenho e sou, mesmo das minhas faltas e dos meus pecados. Não significa estar de acordo ou aprovar aquilo que objectivamente é mau, significa sim que eu tenho de aprender a viver com tudo isso de uma forma construtiva, de uma maneira livre, sem ficar com dependências, tirando partido mesmo do que é negativo e doloroso.
17 abril 2009
Encontro sobre a Felicidade...!
Un Encuentro sobre la Felicidad, Coca-Cola from perpleja on Vimeo.
A Coca-Cola continua a brindar-nos com anúncios cheios de uma simplicidade criativa. Esta simplicidade aliada à experiencia de vida, ajudam-nos a reconhecer o desejo inconfundível da beleza: somos chamados, ou melhor ainda, obrigados a conhecer a felicidade.
Esta felicidade que pede lugar em cada momento concreto, situação, relação ou acontecimento, mesmo que por vezes nos pareça impossível tocá-la por situações de dor ou de dificuldade. A verdade é que a idade percorrida ajuda-nos, com segurança, a recorda e a ler a vida passada com o novo olhar. Um olhar positivo de saudade, de esperança e de reconhecimento sincero e sentido porque a vida só faz sentido se for vivida intensamente. E é quando o braço esticado da experiencia toca a criança, que a vida lhe é comunicada. Podem começar nestes dias, a nossa renovada criação, a da felicidade.
Nuno Branco
in video @ essejota.net
01.04.2009
16 abril 2009
O Outro...!
"Possuir para fazer meu o outro é fazer dele uma coisa, e tratar o outro como coisa é agredir. Contrapõe-se a isto a descoberta da ternura, que não é nenhuma pieguice nas relações, é a capacidade de uma relação harmónica. Esta manifesta-se por gestos de respeito, que são libertadores, muito próximos, mas sem prender. É este o verdadeiro carinho, seja dos pais para com os filhos, seja entre amigos, seja entre os membros do casal... "(P. Vasco P. Magalhães, sj)
15 abril 2009
Sacrifício...!
"Sacrifício é uma palavra e uma atitude que é preciso recuperar. Aliás, graças a Deus, continuamos a encontrar pessoas que são exemplos de vida alegre e construtiva em todas as situações. Pessoas que pela sua vida nos dão esperança e nos dizem que a paz é possível. São pessoas que sabem o que é o sacrifício, o que é entregar-se e dar-se por uma causa sagrada. Sacrificar-se é entregar-se sem condições por aquilo que vale a pena." (P. Vasco PInto Maglhães,sj)
12 abril 2009
Aleluia...!
Recebi este testemunho, que foi escrito num diário e que revela a pureza dos sentimentos quando nos sentimos verdadeiramente amados. Só o Amor nos liberta, e nos faz acreditar nas nossas capacidades e qualidades como pessoa. Na vida tudo devemos fazer como se dependesse de nós, mas sabendo sempre que tudo vem de Deus.
"Se tivesse que dar corpo à fonte da paz que sinto e que tenho encontrado todos os dias, tinha de saber desenhar o afecto que vejo no teu rosto, pintar o azul do infinito que vejo nos teus olhos, sentir o calor da vida nas tuas mãos, mas sobretudo saborear a luz espiritual que percorre o teu pensamento. Sinto-me um bocadinho como a lua que aos poucos se mostra plena, grande, branca e não minguada, escondida e cinzenta.
“Obrigas-me” a revisitar as casas que entrei, os papéis que desempenhei e o silêncio negativo que cresceu por nunca encontrar a casa e o papel, acabando sempre por ficar no palco conscientemente frustrada por não ter desempenhado conscientemente a peça da vida
Queira Deus que possas acompanhar-me e salvar-me de morrer pequena e cinzenta."
14 de Janeiro 2009 / Seminário Cristo –Rei
“Obrigas-me” a revisitar as casas que entrei, os papéis que desempenhei e o silêncio negativo que cresceu por nunca encontrar a casa e o papel, acabando sempre por ficar no palco conscientemente frustrada por não ter desempenhado conscientemente a peça da vida
Queira Deus que possas acompanhar-me e salvar-me de morrer pequena e cinzenta."
14 de Janeiro 2009 / Seminário Cristo –Rei
09 abril 2009
Subscrever:
Mensagens (Atom)