06 fevereiro 2007

Coimbra......


"Coimbra é uma lição
De sonho e tradição
O lente é uma canção
E a lua a faculdade
O livro é uma mulher
Só passa quem souber
E aprende-se a dizer Saudade."


Este é o refrão de uma das canções de Coimbra que mais gosto. E foi com este refrão na minha cabeça, que no Sábado fui mostrar uma parte desta cidade a um grupo de amigos. Foi especialmente marcante para mim, voltar passados quase 20 anos, a visitar os locais onde vivi e onde fiz apostolado. Partilhar com os meus amigos, o espirito da universidade, a riqueza da cultura coimbrã, os lugares mais marcantes da presença dos Jesuítas no passado e no presente, foi uma experiência que nunca mais esquecerei.

Quando parti, veio-me à memória outro refrão "Coimbra tem mais encanto na hora da despedida…" A primeira vez que ouvi esta frase, há muitos anos, achei que era ridícula, mas hoje sei como é verdade....

Quando cheguei a casa veio-me à memória um poema de Fernando Pessoa que uma amiga me tinha enviado há pouco tempo

"O valor das coisas
não está no tempo em que elas duram,
mas na intensidade com que acontecem.
Por isso existem momentos inesquecíveis,
coisas inexplicáveis e pessoas imcomparavéis".

Sem comentários: