19 fevereiro 2009

Amigo....!


Um amigo falso e maldoso é mais temível que um animal selvagem;
o animal pode ferir o seu corpo, mas um falso amigo irá ferir a sua alma.
(Buda)

18 fevereiro 2009

Vamos....!



Vamos começar
Colocando um ponto final
Pelo menos já é um sinal
De que tudo na vida tem fim


Vamos acordar
Hoje tem um sol diferente no céu
Gargalhando no seu carrossel
Gritando nada é tão triste assim


É tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos


Vamos celebrar
Nossa própria maneira de ser
Essa luz que acabou de nascer
Quando aquela de trás apagou


E vamos terminar
Inventando uma nova canção
Nem que seja uma outra versão
Pra tentar entender que acabou


Mas é tudo novo de novo
Vamos nos jogar onde já caímos
Tudo novo de novo
Vamos mergulhar do alto onde subimos

Paulinho Moska)

17 fevereiro 2009

fazer....!


Fazer qualquer coisa completa, inteira, seja boa ou seja má - e, se nunca é inteiramente boa, muitas vezes não é inteiramente má - , sim, fazer uma coisa completa causa-me, talvez, mais inveja do que outro qualquer sentimento. É como um filho: é imperfeita como todo o ente humano, mas é nossa como os filhos são.E eu, cujo espírito de crítica própria me não permite senão que veja os defeitos, as falhas, eu, que não ouso escrever mais que trechos, bocados, excertos do inexistente, eu mesmo, no pouco que escrevo, sou imperfeito também. Mais valeram pois, ou a obra completa, ainda que má, que em todo o caso é obra; ou a ausência de palavras, o silêncio inteiro da alma que se reconhece incapa de agir.
(Bernardo Soares)

16 fevereiro 2009

Chega de Perguntas...!


"Não nos restam mais perguntas a fazer. Andámos à procura de perguntas nos cantos mais escuros e nos cumes mais recônditos; e encontrámos todas as perguntas que se podem encontrar. Chegou o momento de abandonarmos as perguntas e começarmos a procurar as respostas."

(G. K. Chesterton in Ortodoxia)

15 fevereiro 2009

Ideias...!


"Há um tempo em que as ideias nos tiranizam, em que não passamos de uma vítima infeliz dos pensamentos do outro. Esta “posse” por outro parece ocorrer em períodos de despersonalização, quando os “eus” antagónicos se descolam, por assim dizer. Normalmente, somos impenetráveis às ideias; elas vêm e vão, são aceitas ou rejeitadas, vestidas como camisas e despidas como peúgas sujas. Mas naqueles períodos a que chamamos crises, quando a mente se fende e estilhaça como um diamante sob as investidas de um malho, as ideias inocentes de um sonhador agarram-se, fixam-se nas fissuras do cérebro, e, por qualquer subtil processo de infiltração, provocam uma codificação definida e irrevogável da personalidade. Exteriormente, pouco muda, o indivíduo afectado não começa a comportar-se, de súbito, de modo diferente; pelo contrário, até pode comportar-se de modo mais “normal” do que antes. Esta normalidade aparente assume, de modo crescente, a característica de um dispositivo de protecção. Do disfarce superficial o indivíduo passa para o disfarce interior. A cada nova crise, porém, torna-se mais consciente de uma mudança que não é mudança e sim, antes, a intensificação de algo profundamente oculto nele. Agora, quando fecha os olhos, pode realmente ver-se. Já não é uma máscara: vê sem ver, para ser exacto. Visão sem vista, uma apreensão fluida de intangíveis: a fusão de vista e som - o coração da teia. Aí confluem as personalidades distantes que se esquivam ao contacto rude dos sentidos; aí se sobrepõem discretamente, em vivas e vibrantes harmonias, as notas dominantes do reconhecimento. Não se emprega nenhuma linguagem, não se delineiam quaisquer contornos."

("Sexus", Henri Miller)

14 fevereiro 2009

Dias dos Namorados...!


Todas as cartas de amor são

Ridículas.

Não seriam cartas de amor se não fossem

Ridículas.

Também escrevi em meu tempo cartas de amor,

Como as outras,

Ridículas.

As cartas de amor, se há amor,

Têm de ser

Ridículas.

Mas, afinal,

Só as criaturas que nunca escreveram

Cartas de amor

É que sãoRidículas.

Quem me dera no tempo em que escrevia

Sem dar por isso

Cartas de amorRidículas.

A verdade é que hoje

As minhas memórias

Dessas cartas de amor

É que são
Ridículas.

(Todas as palavras esdrúxulas,
Como os sentimentos esdrúxulos,
São naturalmente
Ridículas.)
(Álvaro de Campos)

13 fevereiro 2009

Exisitir...!



Tinha-me levantado cedo e tardava em preparar-me para existir.Era a ocasião de estar alegre. Mas pesava-me qualquer coisa, uma ânsia desconhecida, um desejo sem definição, nem até reles. Tardava-me, talvez, a sensação de estar vivo. E quanto me debrucei da janela altíssima, sobre a rua para onde olhei sem vê-la, senti-me de repente um daqueles trapos húmidos de limpar coisas sujas, que se levam para a janela para secar, mas se esquecem, enrodilhados, no parapeito que mancham lentamentamente.
(Bernardo Soares)

12 fevereiro 2009

O Mal...!

"Surpreende muito quando pessoas inteligentes não percebem que se tratarmos as pessoas mal, mesmo aquelas que amamos, esse mal acabará por voltar para nós." (Charles Grodin).

Cada dia que passa sinto que a mais fácil de todas as coisas é uma pessoa enganar-se a si mesma; pois geralmente um Homem acredita que aquilo que deseja é verdade.

Somos egoístas, e por isso sempre que enfrentamos uma decisão dificil e nos sentimos inclinados a seguir o caminho do nosso próprio interesse pessoal e imediato, devemos acautelarmo-nos contra a possibilidade de ser uma auto-ilusão ou racionalização da verdade.

11 fevereiro 2009

Afastar um Amigo...!


O melhor amigo é aquele com quem nos sentamos por longas horas, sem dizer uma palavra, e ao deixá-lo, temos a impressão de que foi a melhor conversa que já tivemos.
Deixar de um momento para outro de falar com um amigo, isso com certeza que não me aproxima dele... antes pelo contrário!

10 fevereiro 2009

Amigo...!


Um sábio que tinha o hábito de meditar sobre o significado das coisas espirituais foi até o oceano e lhe perguntou: “Por que vestes este manto azul da cor do luto? E por que pareces ferver sem fogo?”
O oceano respondeu ao homem de espírito atento: “Estou agitado por estar separado do meu amigo. Por causa da minha insuficiência não sou digno d’Ele, e visto de azul como sinal do pesar que sinto. Em minha dor secou-se a orla dos meus lábios, e é por causa do fogo do meu amor que experimento esta turbação parecida à ebulição. O amor faz as minhas ondas enfurecerem-se; é o fogo que ninguém pode apagar. Os meus lábios salgados têm sede da corrente límpida do Kauçar. Pudesse eu encontrar uma gota dessa água celestial e , à porta do Amigo, gozaria de vida eterna. Sem essa gota morreria de desejo com os milhares de outros que dia e noite perecem no Caminho”.

(Farid ud-Din Attar, in A línguagem dos pássaros (Mantic Uttair), por Álvaro de Souza Machado e Sérgio Rizek)

09 fevereiro 2009

Fim de Tarde...!

Sábio...!


Para mim, Sábio não é aquele que é Sábio em palavras
mas aquele que é Sábio em actos concretos.
(S. Gregório)

07 fevereiro 2009



Fazer qualquer coisa completa, inteira, seja boa ou seja má - e, se nunca é inteiramente boa, muitas vezes não é inteiramente má - , sim, fazer uma coisa completa causa-me, talvez, mais inveja do que outro qualquer sentimento.
É como um filho: é imperfeita como todo o ente humano, mas é nossa como os filhos são.
E eu, cujo espírito de crítica própria me não permite senão que veja os defeitos, as falhas, eu, que não ouso escrever mais que trechos, bocados, excertos do inexistente, eu mesmo, no pouco que escrevo, sou imperfeito também.
Mais valeram pois, ou a obra completa, ainda que má, que em todo o caso é obra; ou a ausência de palavras, o silêncio inteiro da alma que se reconhece incapa de agir.
(Bernardo Soares)

06 fevereiro 2009

Somos o que fazemos....!


"Nós somos aquilo que fazemos.
A Excelência não deve ser um acto isolado, mas sim um hábito."
(Aristóteles)


05 fevereiro 2009

Passeio...!


Dizem os especialistas, e acredito eu, que a principal fonte de felicidade e também de infelicidade está nos relacionamentos; no modo como escolhemos nos relacionar com os outros, com as coisas e com a própria vida.

Por isso dá-me a mão e vem comigo...
No caminho eu explico....

04 fevereiro 2009

Estados de Alma

Prelúdio de Chopin Op.28 nº4

02 fevereiro 2009

O Dom da Vida....!

Para mim celebrar o Dom da Vida é sempre um momento de reflexão, onde avalio como a tenho administrado e que rumo tenho seguido, pois mais importante dos que os anos que vivemos é a direcção que damos à nossa vida.

Há muitos anos fizeram-me uma pergunta que ainda hoje me coloco com muita frequência: Que fiz, que faço e que farei pelos outros?

A prenda de anos que gostava de receber de todos os meus amigos, é que pelo menos hoje se confrontassem com a mesma pergunta, e que respondessem o mais honestamente possível.

A minha vocação neste mundo, é a convocação dos outros! Que me interessa a mim ter tudo se ainda há crianças que vivem nestas miseráveis condições.

Agradeço a vossa amizade, mas pelo menos hoje façam algo que ajude aqueles que mais necessitam.


(Sei que a fotografia é forte, mas acreditem que neste momento há muitas crianças que vivem neste sofrimento)