31 agosto 2008

Fim de Tarde....!

"Copo meio cheio, meio vazio"


A forma como olhamos para a vida é uma sequência de meios copos. Copos meio cheios alternados com copos meio vazios.Algures no meio desta alternâncias vamos definindo a nossa felicidade, felicidade essa que depende da nossa capacidade de ver o meio copo meio cheio, ou de tentar não ver o copo meio vazio.Quando desejamos algo em demasia, a vida nesse momento assemelha-se a um copo meio vazio. Quando não esperamos ou não exigimos muito, o que se nos depara pelo caminho é antes um copo meio cheio. Poucos são os que olham para o seu copo com a capacidade de o ver cheio.A esperança ou a ambição, apesar de diferentes, levam-nos a procurar a metade que falta encher. Não há nisso nada de mal, desde que não nos esqueçamos que a metade existente deve ser aproveitada, gozada e vivida.Se nos dermos ao trabalho de olhar para a metade do copo existente, poderemos talvez descobrir que essa água é afinal um enorme oceano, uma mar de vida que se nos dermos ao trabalho de mergulhar nele não teremos mãos a medir com tudo o que aí há para ser vivido.Essa metade pode ser uma família que se preocupa connosco, o apoio dos amigos, a companhia da pessoa amada, ou apenas um sorriso de alguém simples que passou por nós e que nos faz lembrar que vale a pena viver.Mas apesar disso, a maioria preocupa-se mais em procurar a metade que falta do que aproveitar a metade que tem. Mesmo não sabendo bem o que procurar. Em alguns casos essa outra metade é como se fosse a água duma miragem no deserto, que está sempre à vista e que, por mais quilómetros que palmilhemos, nunca conseguimos alcançá-la.Podemos partir e percorrer o mundo inteiro à procura da metade do copo que falta encher, mas depois de partir e trotar o mundo à procura dessa água rara e esquiva, podemos descobrir que essa água poderia ser encontrada tanto no fim do mundo como naquela fonte que sempre correu ao lado da nossa casa, na aldeia onde nascemos.Mas, para chegar a essa conclusão, é necessário ter primeiro bebido muita água, de muitas fontes, de muitos lugares.Talvez não seja obrigatório parar, deixar de correr atrás da metade em falta, mas não devemos ignorar o meio copo que já temos. Sentem-se e bebam em grandes tragos o vosso meio copo, e talvez descubram que essa metade estará sempre lá, como uma cornucópia da abundância que nunca se esgota. Essa metade tem a água suficiente para matar a sede até ao fim dos nossos dias independentemente de nos parecer meio cheio ou meio vazio.A metade que falta, em alguns casos, pode ser apenas um engodo da nossa ambição que não nos deixa descansar para gozar a vida.O que existe no mundo afinal são copos de muitos tamanhos porque a água que temos é sempre a mesma para todos, e o segredo para encontrar a felicidade e ter tempo para gozar a vida passa por não querer ter copos demasiado grandes.Para se ser feliz talvez seja necessário apenas diminuir ligeiramente o tamanho do copo das nossas expectativas.

Porque Hoje é Domingo...!

Prazer e Dor....!


É um facto que a dor aparece com mais facilidade e dura mais tempo do que o prazer; os seres humanos são especialmente sensíveis ao sofrimento. Prazer e dor: a cara e coroa da existência humana. A dor empurra-nos para dentro e isola-nos do mundo, enquanto o prazer expande-nos para fora e torna-nos indolentes. O P.Teilhard de Chardin, sj afirmava que existe uma lei natural que diz que todo o êxito se paga com uma grande percentagem de fracassos: crescer é sofrer, irremediavelmente.
Não importa o sentido que lhe demos, a natureza cuida de nós: quando algo nos causa sofrimento, todo o organismo se dispõe a eliminar a sua causa. Curiosos é que, por vezes, a dor alheia dói-nos tanto ou mais que a própria: um sentimento profundo que é inexplicável pela biologia.

29 agosto 2008

Caminho Interior...!


Fazer uma viagem dentro de nós mesmos é um mundo de descobertas. Podemos passear tranquilamente pela recordação da nossa e vida e do nosso coração, maravilhando-nos com tudo aquilo que nos foi dado a viver.

Existem dentro de nós tantos caminhos percorridos, alguns tão bonitos mas outros tão difíceis, que parece impossível que um dia fomos capazes de passar por eles... autênticos paraisos e desertos!
O que mais me maravilha é saber que há uma infinidade de caminhos que ainda vou percorrer . Uns que me vão levar para o fundo da terra, outros que se vão perder longe no céu. Fazer uma história dos meus caminhos é perceber que os mais bonitos não são necessariamente os que me levam para as grandes paisagens da Vida. E alguns de tão áridos que foram, e outros estão a ser, acabam por ser a chegada aos locais mais importantes dentro de mim, e que me pedem que seja sincero e os assuma com toda a dignidade.

Definitivamente, não fui feito para viver sozinho. Desde que nasci, enquanto cresci, tive sempre junto de mim pessoas que me ajudaram, com o seu exemplo de vida a ser aquilo que eu hoje sou.

Mas há um dia que tomamos a nossa Vida nas mãos, ficamos totalmente responsáveis por nós mesmos, e vamos tentar cumprir de alma e coração o sonho que acreditamos ser o nosso. E pouco a pouco surgem pessoas, mais novas e mais velhas, a quem o nosso sonho e a nossa Vida não são indiferentes.

Vou tornar o meu mundo mais bonito. Em silêncio, dentro do meu coração. Então nessa calma e em paz,construo um Sim gigantesco, de entregas e mãos abertas, à espera de um abraço e de um perdão que por mim será pedido!

Fim de Tarde....!


Sonhos...!


O Sonho dá-nos aquilo que a realidade nos nega....

28 agosto 2008

Significado do Amor...!


O amor, na realidade, tem um significado tão polivalente, tão dificil de definir que já houve quem dissesse que o amor é aquilo que se sente quando se ama, e, se perguntássemos o que se sente quando se ama, só seria possível responder simplesmente: "Amor".
Será por isso que o amor quando chega é cego, mas quando parte é muito lúcido?

27 agosto 2008

Fim de Tarde....!

Não se preocupe se não ouvir qualquer música....

Recebir el Silencio...!


Necesitamos recibir en nuestra casa a un invitado de honor.Necesitamos invitar, de una vez por todas, al Silencio.Tendamos el mejor mantel, sirvamos el vino más añejo y sentemos nuestra alma a la mesa.Comencemos el más profundo de los diálogos con tan noble invitado: el Silencio.Ella y él. El alma y el Silencio.Detrás de las ventanas el mundo se distorsionará en luces epilépticas, guerras, corrientes filosóficas equivocadas, religiones adulteradas. Sangrará el humanismo, asesinarán a la verdad, al amor, a la inocencia, a la vida. Errará el hombre en busca de la Nada. Correrán parejas con el viento la locura, la ambición,el poder,la indiferencia, la autodestrucción y el crimen.El Alma y el Silencio seguirán dialogando, cada vez más profundo, entre sorbo y sorbo de un vino exquisito.Y en este silencio de silencio, seremos receptivos de Dios.Cuando empalidezca la última estrella y se haya bebido la última copa,cuando se haya dicho la última palabra sin sonido, nos levantaremos de la mesa puros como el amanecer de los que han llorado por amor. Habremos encontrado al mundo moral, a la inocencia, al hombre.Pero mientras ese invitado no se siente a nuestra mesa a dialogar, seguiremos dando tumbos,vagando en una Babilonia, desconociendo la lengua de los hombres, errando los caminos.


(Marita Faini Adonnino - Argentina)

Oiça o Silêncio...!


Nós não temos o hábito de ‘ouvir’ o silêncio.
Mas a sabedoria vem da capacidade de manter a calma e o silêncio interior

26 agosto 2008

O Grande Silêncio!

O Silêncio das Palavras...!


Como nos diz Fernando Pessoa, um mestre em criar e traduzir silêncios pelas palavras:


" O mistério das cousas?

Sei lá o que é o mistério!

O único mistério é haver quem pense no mistério.

Quem está ao sol e fecha os olhos,

Começa a não saber o que é o sol

E a pensar muitas coisas cheias de calor.

Mas abre os olhos e vê o sol,

E já não pode pensar em nada,

Porque a luz do sol vale mais que os pensamentos

De todos os filósofos e de todos os poetas.

A luz do sol não sabe o que faz

E por isso não erra e é comum e boa."

25 agosto 2008

Fim de Tarde....!

Encontro com o Silêncio!


Será que temos sempre mais medo do silêncio quanto mais pensamos na sua necessidade? E sabemos que o silêncio é a condição fundamental da vida interior?

É tão fácil dizer que é importante parar, nem que fosse quinze minutos por dia... que respondendo a um impulso interior resolvi recolher-me numa casa de silêncio para assim estar nos próximos 5 dias.

Porque sei que o silêncio é um espaço de encontro fundamental, dai talvez o desejo de que este momento seja intenso e possa mudar alguma coisa na minha vida. Porque o coração tem de estar preparado, tenho que saber que coisas devo pensar, que objectivos estabeleço para estes momentos. Isso deixa-me sozinho, ao sol e à chuva, dependente do que vier a acontecer. Sentir-me pequeno por ter a possibilidade de ser chamado a coisas tão grandes, talvez por não querer ter capacidade para elas!?Mas o desejo do deserto já é a certeza de que Alguém ali me espera. Ao encontrá-lo, não poderei fazer muito mais que ficar sentado e escutar....

E como diz o meu amigo Pedro Strech "Os silêncios são das maiores forças do crescimento psíquico. Representam tempos de pacificação, de resolução de conflitos, de reencontro, mas também são espaços de abertura, portas abertas à comunicação e ao preenchimento do que existe à nossa volta. Surpreendem. Marcam. Fazem adormecer, tanto quanto fazem sonhar."

É por tudo isso que vou estar em Silêncio!

Sofrimento...!


Se não está nas tuas mãos alterar uma situação que te produz dor,
sempre poderás escolher actitude como vais enfrentar esse sofrimento.

(Viktor Frankl 1905-1997)

24 agosto 2008

Fim de Tarde....!

A paz sem vencedor e sem vencidos...!


Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Que o tempo que nos deste seja um novo

Recomeço de esperança e de justiça.

Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Erguei o nosso ser à transparência

Para podermos ler melhor a vida

Para entendermos vosso mandamento

Para que venha a nós o vosso reino

Dai-nos Senhor a paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos

Fazei Senhor que a paz seja de todos

Dai-nos a paz que nasce da verdade

Dai-nos a paz que nasce da justiça

Dai-nos a paz chamada liberdade

Dai-nos Senhor paz que vos pedimos

A paz sem vencedor e sem vencidos



(Sophia Mello Breyner)

Fim de Tarde....!

23 agosto 2008

Esperar...!


Esperar é uma sabedoria. Esperar que o coração pouco a pouco se vá arrumando nas memórias e sonhos que um dia o alimentaram. E que as memórias sonhadas vão sendo cada vez mais momentos de agradecer com simplicidade, sem querer complicar muito.E é assim um tempo de procura e encontro de Paz, de cultivar novos espaços. Espaços esses que nos vêm ao encontro cada dia, com novas partilhas, novos projectos, novas dimensões. A espera vem sempre associada com a confiança. Deixar-se levar na confiança de um Sonho de Deus para a Vida, pouco a pouco, quase sem dar por isso, vai alargando o coração para aceitar tudo. É quase imperceptível, mas é a experiência mais completa da nossa vida... Pois para quem sabe esperar tudo vai a tempo!

22 agosto 2008

Fim de Tarde....!

Imaginar e Sonhar....

Solidão


Verdadeiramente, aquilo que mais me assusta é a solidão. Não é o estar sozinho, mas sim na verdadeira solidão, e creio não haver pior experiência do que querer falar, partilhar, amar e não ter ninguém com que se possa fazer isso. Já tive que abandonar alguns projecto pessoais de vida por causa da solidão.
Na vida do dia a dia, apesar de normalmente estarmos rodeados de pessoas com quem nos damos bem, pode faltar este espaço único de dar o melhor que temos a alguém. É uma questão muito delicada e em grande medida, pode ser causada por opções de vida, mudança de lugar, e tantas circunstâncias que nos afastam de quem gostamos.
Nas nossas mãos está a capacidade de podermos fazer algo. Primeiramente, e mesmo correndo o risco de se achar que não somos humildes, é preciso gostar de estar connosco mesmos, saborear a riqueza que somos, maravilharmo-nos da nossa beleza interior. Aí se cria um espaço de autenticidade que não nos fecha em nós, mas procura coisas novas, e quase sempre encontra a sua expressão máxima na relação com outra pessoa, E, fundamentalmente, apaixonarmo-nos por aquilo que nos é dado por Ele, através das coisas que a vida nos vai dando, sabermos estar com Ele, senti-lo sempre presente.
O Seu amor leva a uma comunicação de Vida para além dos limites das coisas que fazemos e das coisas que nos acontecem. Fica-se mais leve, mais disponível e mais corajoso.... E isso é aquilo que mais preciso neste momento!

21 agosto 2008

Fim de Tarde...!

Incertezas...!


O que mais nos divide são as nossas incertezas. Como quando começamos a andar, ou abrimos os braços para receber qualquer coisa, ou estendemos a mão para agarrar algo e, de repente, sem grandes explicações, voltamos atrás.Vivemos de inspirações momentâneas e pomo-nos logo a agir. O que poderá estar na origem dos nossos avanços e recuos não é muitas vezes a preguiça ou as circunstâncias. É algo que vem de mais longe e mais fundo. Tem a ver com o facto de começarmos um gesto sem estarmos inteiros naquilo que fazemos.Isto tem muito de ideal, e não temos a atenção suficiente para ver se temos todas as condições para começar coisas novas e grandes. Nisso joga um papel muito importante a confiança. Mas não será a confiança um espaço de unificar o que em nós é medo e coragem? O que nos faz perceber o sentido das coisas futuras e o que podemos, de facto, fazer de modo completo e autêntico?

av

20 agosto 2008

Fim de Tarde...!

Para os Madrugadores...!




Perto e Longe...!


A nossa condição passa-se entre o que somos e fazemos em cada momento e aquilo que projectamos e desejamos fazer no futuro.

E podem acontecer três coisas: ou vivemos o presente com a serenidade de que estamos no caminho de um futuro escolhido por nós; ou vivemos desencantados porque o que fazemos não tem nada a ver com o que realmente queremos; ou, por fim, vivemos na indiferença e no desinteresse, porque não pensamos no que fazemos com horizonte de futuro.

Os dias são muito complexos e em tantas acções que fazemos, umas são felizes, outras tristes e outras indiferentes. O que poderia dar a qualidade maior e a unidade ao que faço? Muitas vezes passa por escolhas e opções de fazer sobretudo aquilo que realiza os meus desejos autênticos, se for possível hoje. Ou então, de olhar para o que faço agora sem esquecer o que quero vir a ser e a fazer.

Entre o perto e o longe, temos um movimento que nós podemos controlar ou podemos, pelo contrário, ser arrastados por ele. Acho que não é bom nem uma coisa nem outra. Prefiro falar de controlar como orientar e decidir, e arrastar como confiar e entregar. Cada gesto seria mais simples e mais autêntico. (AV)

18 agosto 2008

Fim de Tarde...!

A Rainha....!


A Rainha
Proclamei-te rainha.

Há-as mais altas do que tu, mais altas.

Há-as mais puras do que tu, mais puras.

Há-as mais belas do que tu, mais belas.

Mas tu és a rainha.

Quando vais pela rua,ninguém te reconhece.

Ninguém vê a tua coroa de cristal, ninguém repara na alfombra de ouro rubro que pisas ao passar,a alfombra que não existe.

E, quando surges, todos os rios marulham no meu corpo, os sinos abalam o céu,e um hino enche o mundo.

Apenas tu e eu, apenas tu e eu, o escutamos.


(in "Versos do Capitão" - Pablo Neruda)

17 agosto 2008

Fim de Tarde....!

Futuros...!


Não sei o que me espera no futuro
Mas presentemente sei o que não quero!
Não sei qual é o meu destino
Mas sei o rumo que lhe quero dar...

16 agosto 2008

Fim de Tarde....!

Ivan Lins cantando 'COMEÇAR DE NOVO' no "Legends of Jazz"

Com 3 letrinhas apenas.....


O limite do Silêncio!


Gastamos quase tudo menos o .... Silêncio!

14 agosto 2008

O que se quer e o que se sente....!


Saberei de mim novamente no deslumbramento do horizonte. Em momentos que simplesmente param sem pedir licença ou perdão. Que importa! Vagueio à toa na paz que me impele contra mim próprio. Onde todas as palavras são poucas. Onde todos os pensamentos são efémeros. Saudade apenas e já. Os silêncios dos olhos perderão mais um encontro. De entre o que fica e o que partirá. Assim, feito uma migalha, continuarei a respirar... Pois a saudade é uma voz eterna no peito. E que saudades eu tenho.....

Fim de Tarde...!




Sempre que vejo My Left Foot, o nó é natural porque é tão de todos, essa agonia de nos fazermos entender por quem está perto. Comunicar é democraticamente um drama, em forma e em conteúdo. Não é um dado adquirido sermos nós mesmos, temos que lutar e muito para escrevermos as nossas mensagens, convulsivamente, a giz, num chão qualquer. Como eu gostava que muitas vezes me entendessem......

O Mar...!


"Quando eu morrer voltarei para buscar
os instantes que não vivi junto do mar"
(Sophia de Mello Breyner)

13 agosto 2008

Pessoas!


O que interessam são as pessoas!


Silêncio..... Bom dia!

Diego Ortiz - Ad Vesperas "Benedicta Es Celorum"

12 agosto 2008

Fim de Tarde...!

Poente...!



Nunca sei como é que se pode achar um poente triste.
Só se é por um poente não ter uma madrugada.
Mas se ele é um poente, como é que ele havia de ser uma madrugada?

(Alberto Caeiro)

10 agosto 2008

Fim da Tarde...!

Descansar...!

"Sabes?
Eu sei de um modo de descansar quando quiseres...

O teu planeta é tão pequeno, que podes, com três passos, dar-lhe a volta. Basta andares lentamente, bem lentamente, de modo a ficares sempre ao sol.
Quando quiseres descansar, caminharás... e o dia durará quanto queiras."

(A. Saint-Éxupéry, O Principezinho.)

09 agosto 2008

Todo o Tempo do Mundo....!

O livro...!


A cerimónia de abertura dos Jogos Olimpicos de Pequim, tinha como inspiração um livro que ia contando a história da China e as descobertas que marcaram o mundo: a descoberta do papel, a seda, o barro, etc. Foi um espectáculo fantástico com uma coreografia de excelência...
"Um livro é um mudo que fala, um surdo que responde, um cego que guia, um morto que vive."
(Padre António Vieira)

08 agosto 2008

Fim de Tarde...!

Os Livros de Hoje

Estou Perdido!

Entrei numa livraria. Pus-me a contar os livros que há para ler e os anos que terei de vida. Não chegam! Não duro nem para metade da livraria! Deve haver certamente outras maneiras de uma pessoa se salvar, senão... estou perdido.

(Almada Negreiros - A Invenção do Dia Claro)

07 agosto 2008

Fim de Tarde...!

Esperança...!


A esperança adquire-se. Chega-se à esperança através da verdade, pagando o preço de repetidos esforços e de uma longa paciência. Para encontrar a esperança é necessário ir além do desespero. Depois da noite vem o dia....!
A esperança não é um sonho, mas uma maneira de traduzir os sonhos em realidade.

06 agosto 2008

Fim de Tarde...!

Absolutizar e Relativizar



Uma grande tentação nossa é a de absolutizar. Pegar num acontecimento negativo e dizer: «é tudo assim». Olhar um problema sério e não ser capaz de ver mais nada para além disso. Absolutizar cega e escraviza. O caminho é, pois, o de relativizar, não tirar do contexto, ver também o resto dos acontecimentos e, depois, relacionar com outras exigências. Relativizar e relacionar. Começa aí o caminho de paz.
(P.Vasco Pinto de Magalhães, in 'Não Há Soluções, Há Caminhos)

05 agosto 2008

Fim de tarde...!

Estados de Alma....!



Pudesse eu não ter laços nem limites

Ó vida de mil faces transbordantes

Para poder responder aos teus convites

Suspensos na surpresa dos instantes!

(Pudesse Eu - Sophia de Mello Breyner Andresen)

04 agosto 2008

Fim de Tarde.....!

Simon and Garfunkel "Sound of Silence" in Central Park

A Vida Ousada

Apesar de todos os medos, escolho a ousadia. Somos seres contraditorios e previsiveis , que encaramos com dificuldade o que nos parece diferente.

"A vida é uma aventura ousada ou nada." (Hellen Keller).

03 agosto 2008

A Pessoa Prudente


A pessoa prudente faz o que pode e nunca busca fazer o que não consegue. Vive e enfrenta a verdade. Aquilo que podemos fazer, façamos da melhor maneira possível. O que não conseguimos sozinhos, peçamos ajuda. O que é impossível para nós mesmo com a ajuda dos outros, coloquemo-nos nas mãos de Deus: “Aquilo que realmente não conseguimos fazer, Deus faz”.