31 janeiro 2008

Como se mede uma Pessoa?

Os "tamanhos" relacionais variam conforme o nosso grau de envolvimento com uma pessoa. Ela é grande para mim quando fala do que viveu e leu, quando me trata com carinho e respeito, quando olha nos meus olhos e sorri.
É pequena quando só pensa em si mesmo, quando se comporta de uma maneira pouco gentil, quando fracassa nos momentos em que teria de demonstrar o que há de mais importante entre duas pessoas: amizade.

Uma pessoa é gigante para mim quando se interessa pela minha vida, quando busca alternativas para o seu crescimento, e quando sonha juntamente comigo.

É pequena quando foge de enfrentar os assuntos de frente, mas é grande quando perdoa, compreende, quando se coloca no lugar do outro, quando age não de acordo com o que esperam dela, mas de acordo com o que espera de si mesma. Uma pessoa é pequena quando se deixa guiar por comportamentos de clichê.

Uma decepção pode diminuir o tamanho de uma amizade que parecia ser grande. Uma ausência pode aumentar o tamanho de uma amizade que parecia infinita.

É dificil conviver com toda esta elasticidade que existe no relacionamneto entre duas pessoas, pois as pessoas crescem ou diminuem em frente dos nossos olhos.

O nosso julgamento é feito não através de centimetros ou metros, mas de acções e reacções, de expectativas e frustações.

Uma pessoa é única ao estender a mão, pois o egoismo unifica aqueles que são insignificantes.

Não é altura, nem o peso, nem a força que torna uma pessoa um Ser grande e amigo dos outros... é a sua sensibilidade, acolhimento e agradecimento sem tamanho.