07 maio 2006

PSD e PP procuram um novo Pastor....


Durante este dois últimos dias tivemos a opotunidade de assistir ao Congresso do PSD e do PP. Aquilo que vimos, foi dois partidos a tentarem resolver os seus problemas internos, que são muitos, na sala do congresso, que é o lugar certo, onde estas coisas se resolvem. Acontece que as coisas que são para se resolver nos congresso, não nascem nesse lugar, geralmente nascem da intriga interna dos partidos. Os problemas são divulgados junto da opinião pública, através do "Divulgadore Anónimo Oficial" (DAO), que assim pode dizer para fora aquilo que se passa lá dentro sem incomodar ninguém em especial.
No PSD, o lider é contestado por uma facção "significativa", expressão utilizada pelo DAO. Como tinha prometido, o lider foi ao congresso para ir a eleições pelo método das directas. Os contestadores idealizaram as suas estratégias e, chegam à conclusão, de que é melhor não ser oposição, pois neste momento quem for para a frente dos "bois" pode-se queimar. Preferem observar, ver qual a estratégia do lider, mas não é a sua hora. O DAO continua a divulgar que existem problemas, que há outros senhores melhores colocados para liderar o partido, que o actual lider não faz uma oposição capaz.... Mas mais ninguém se apresenta nas eleições directas do partido! Por isso o único candidato ganha por mais de 90% dos votos, sente-se legitimado para seguir na liderança do partido com toda a segurança. Mas o DAO diz que não é verdade.

No PP os DAO'S, designam-se por DOI (Divulgadores Oficiais Internos). São todos conhecidos, bons rapazes, sem excepção todos pertencem à Bancada Parlamentar do PP. Os senhores deputados, melhor os DÓI, são a face pública do descontentamento dos milintantes do partido. Dizem as maiores barbaridades do Lider do partido. Sob aparência de BEM, estão a fazer o MAL, e muito mal. Mais uma vez o lider da Juventude do PP faz um discurso brilhante, profundo e observador com sensibilidade para sentir o que se passa à sua volta e com isso colocar as questões, as verdadeiras questões no centro da discussão.

Este fim de semana os Portugueses mais uma vez tiveram um espectáculo politico deprimente, que com certeza em nada ajudou aproximá-los mais perto dos politicos.

Assim acabou a Liga....


Finalmente chegamos ao fim do Campeonato da Liga Portuguesa de Futebol. Avaliação que podemos fazer é que foi uma época cheias de casos, ou não estivessemos em Portugal. O Porto ganhou - mal - o Sporting fez tudo mal, mas consegui no fim ficar no acesso directo à Liga dos Campoões. O Belenenses vai para a liga de Honra. E o Benfica, mal, muito mal, fica na 3ª posição, a ver tudo pelo túnel, com o Komen a refilar não das suas "brilhantes opções" na constituição das equipas, mas porque não lhe deram os jogadores que precisava.... O Holandes é Campeão da LATA!
O Sporting é o 1º dos últimos, mas com acesso à Champion!
Para aqueles que não vão Alemanha... Boas e "merecidas" férias, porque o campeoanato foi um espectáculo!